LAUDOS

RESISTIVIDADE DO SOLO

A medição e a elaboração do laudo da resistividade do solo é um procedimento fundamental para elaboração do projeto de S.P.D.A.  e do sistema de aterramento conforme normas NBR 7117 e 15.751 e NR-10.

A composição do solo, o valor de umidade e a temperatura afetam a resistividade do solo. O solo raramente é homogêneo e a resistência do solo varia geograficamente e em profundidades diferentes. O valor de umidade varia de acordo com as estações do ano, com a natureza das camadas internas do solo e com a profundidade dos lençóis freáticos, por isso quanto mais profundo for o aterramento menos ele será afetado pelas condições sazonais.

Após definido o local da instalação do sistema de aterramento deve-se efetuar as medições utilizando um equipamento especifico denominado Terrômetro (método Wenner) e seus resultados serão utilizados nos projetos específicos.

A ausência deste laudo, impede a execução dos projetos com qualidade, segurança e contraria as normas técnicas e as boas práticas de instalação. Não podemos definir uma malha de aterramento sem conhecer os valores de resistividade do solo. Este laudo faz parte da documentação e da elaboração do S.P.D.A. sendo item obrigatório.

RESISTÊNCIA DO SISTEMA DE DESCIDA – S.P.D.A. ESTRUTURAL

A medição e a elaboração da resistência dos sistemas de descidas de S.P.D.A. estrutural deve ser realizada conforme anexo F da NBR-5419-3:15 que indica que ao menos duas verificações da continuidade elétrica das armaduras do concreto armado.

A primeira verificação deve ser feita em todos os pilares que são utilizados como descidas, podendo realiza-la entre o ponto mais alto de captação e a parte mais baixa (podendo utilizar o BEP (Barramento de equipotencial primário) para evitar quebras na estrutura do prédio.

A segunda verificação (em alguns casos) devem ser realizadas nos trechos de vigas baldrames que fazem parte do anel de aterramento ao nível do solo. O valor máximo a ser encontrado em cada trecho deverá ser no máximo 0,2 Ω e este laudo faz parte da Documentação do S.P.D.A.

S.P.D.A.

O Laudo de S.P.D.A tem por objetivo levantar e apresentar as atuais condições da instalação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (Para-Raios) para atender as resoluções da NBR-5419:15. Serão verificados os projetos e documento existentes e será realizada uma avaliação física dos captadores e suas malhas, conexões, descidas e aterramento. São também realizadas medições da resistência de aterramento e das descidas (S.P.D.A. estrutural).

Todos os resultados serão avaliados e confrontados com a norma, sendo que as não conformidades serão evidenciadas e um roteiro de alterações/manutenção será incluído no laudo. Este laudo faz parte da Documentação do S.P.D.A. e o proprietário/diretor do estabelecimento da edificação é o responsável legal por prejuízos causados pela omissão em realizar a manutenção preventiva.

A Lei 4.519/64 determina a responsabilidade civil e criminal nos casos de problemas ocorridos no estabelecimento em decorrência da omissão ou não realização das manutenções.

NR-10

O laudo elétrico NR-10 se tornou obrigatório após a promulgação da Norma NR-10 em 8 de Dezembro de 2004 e deve ser cumprida integralmente por todas as empresas com mais de 75KW instalados, devendo constituir e manter atualizado na empresa o PIE – Prontuário de Instalações Elétricas, que é gerado a partir do laudo elétrico NR-10, o qual deve ser realizado por profissional ou empresa credenciados, especializados e comprovadamente experientes e capacitados

O laudo elétrico NR-10 integra vários outros laudos/documentos e visa principalmente:

– Apoio na organização do prontuário das instalações elétricas

– Diagnóstico de segurança do sistema elétrico

– Diagnóstico do sistema elétrico de proteção

– Diagnóstico do sistema de aterramento

– Diagnóstico do sistema do sistema de proteção contra descargas atmosféricas S.P.D.A.

– Plano de ação para adequação das não conformidades.

OBRAS EM CONDOMINIOS (NBR 16.280:14)

A NBR 16.280:14 obriga que algumas reformas ou alterações a serem realizadas dentro de unidades particulares que se encontram dentro de condomínios devem possuir um laudo – elaborado por profissional qualificado – que contenha informações sobre o que será realizado, seus impactos na estrutura atual, segurança na realização do serviço, etc.

Elaboramos este documento para reformas ligadas as alterações elétricas, instalação de ar condicionado, ventilação, exaustão, lareira elétrica, aquecedores, automação, dados e comunicação.

SEGURANÇA ELÉTRICA EM OBRAS

Canteiros de obras são locais onde todos os sistemas podem ser provisórios, menos a segurança dos trabalhadores e visitantes. Desta maneira, estes locais devem possuir instalações adequadas e dentro das normas (NR-10 / NBR 5419).

Após uma visita técnica, um laudo será elaborado visando apresentar as condições atuais e principalmente apontar as irregularidades para que sejam sanadas e assim o local estar dentro das normas de segurança evitando autuações e embargos da obra.

ATESTADO DE CONFORMIDADE DA INSTALAÇÃO ELÉTRICA – IT N° 41

O laudo que atesta a conformidade da instalação elétrica foi implementado com o objetivo de estabelecer parâmetros para a realização de inspeção visual das instalações elétricas de baixa tensão das edificações e das áreas de risco, atendendo as exigências do Decreto estadual n° 56.819/11 – Regulamento de segurança contra incêndio das edificações e áreas de risco do estado de São Paulo.

Desta maneira, sempre que for solicitado ou renovado o AVCB (Auto de vistoria do corpo de bombeiros) será solicitado este laudo devidamente assinado por profissional competente.

CONHEÇA MAIS SERVIÇOS DE ENGENHARIA

Projetos
SAIBA MAIS
Laudos
SAIBA MAIS
Consultoria
SAIBA MAIS
Gestão Energética
SAIBA MAIS
Treinamento
SAIBA MAIS